A retirada dos ambulantes da calçada do Shopping Midway Mall feita pela Prefeitura do Natal, através da SEMSUR e Guarda Municipal, deixou cerca de 70 famílias em situação crítica de sobrevivência. A Prefeitura alega que muitas reclamações chegam sobre o número elevado de ambulantes naquela localidade, atrapalhando o fluxo dos pedestres, bem como o perigo que alguns deles oferecem pela atividade que pratica, como utilização de bujão de gás.
A SEMSUR retirou todos os ambulantes do local no dia 18 de julho, sem qualquer comunicado prévio, e anunciou um recadastramento para, só depois, estudar a possibilidade da volta deles e os critérios para esse retorno.
O vereador Raniere Barbosa (PRB) preocupado com a situação desses trabalhadores ambulantes, que já se arrasta há quase 30 dias, propôs uma audiência pública para discutir junto à sociedade um meio de equacionar a questão de forma legal e ao mesmo tempo humana.
“Esses ambulantes não são criminosos. São pais de família que dali provêm seu sustento. Poderiam ter escolhido a criminalidade, mas encontraram esse meio para sobreviver. Se eles estão ali, e espalhados por toda a cidade, é porque o poder público permitiu. Agora o que não podemos deixar de observar é o lado humano desta questão”, destaca o vereador propositor, Raniere Barbosa.
A Audiência Pública acontece na quarta-feira, 15 de agosto, às 9 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Natal. Foram convidados a comparecer a SEMSUR, SEMURB, DEFESA CIVIL, SEMTAS, OAB, Conselho Estadual dos Direitos Humanos, UFRN e o Shopping Midway Mall.
Nenhum comentário:
Postar um comentário