Historicamente conhecida como o meio de
comunicação mais acessível e consumido pelos brasileiros, a televisão
tem sido cada vez mais usada, de acordo com
a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, divulgada hoje (19) pela
Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A audiência
aumentou 75% de março a dezembro deste ano. Na última edição, publicada
em março, 65% das pessoas viam TV diariamente.
O aumento do hábito de assistir à
televisão também foi demonstrado pelas horas em que o brasileiro
permanece diante do aparelho: de segunda a sexta-feira, o período de
entretenimento passou de 3h29 para 4h31, em média, enquanto nos finais
de semana aumentou de 3h32 para 4h14.
A pesquisa procura
demonstrar como o brasileiro se informa. Para isso, foram feitas 18.312
entrevistas em 848 municípios, entre os dias 5 e 22 de novembro.
A pesquisa fez a seguinte pergunta: Por
que os brasileiros apertam o botão “ligar” da TV?. De acordo com o
resultado, 79% dos entrevistados usam o veículo para se informar, 67%,
como forma de entretenimento, 32%, quando estão com o tempo livre e 19%
acompanham algum programa específico. Outro meio de comunicação bastante
consumido nos lares brasileiros é o rádio, que também é ouvido
preponderantemente em busca de informação (63%), diversão (62%), para
passar o tempo (30%) e ouvir programa específico (14%).
O número de pessoas que utilizam o rádio
sete dias por semana também aumentou: de 21% em março para 30%. O
percentual que respondeu que não ouve rádio em nenhum dos dias da semana
passou de 39% para 44%. Apesar disso, nos dias de hoje, dos dispositivos móveis,
o velho radinho de pilha ou ligado na tomada ainda é o modo preferido
pelos brasileiros de ouvir notícias: 80% usam aparelhos de rádio
tradicional e só 8% ouvem rádio quando estão no carro. Esse é o mesmo
percentual de quem escuta rádio pelo celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário