O brasileiro deseja ganhar um smartphone neste Natal, mas pretende comprar roupas,
que são itens de menor valor, para dar de presente. O desencontro entre
as expectativas de quem vai dar e receber presentes aparece numa
pesquisa nacional feita na segunda semana deste mês com 3 mil pessoas
que compram tanto em lojas físicas como no varejo virtual.
Na lista de compras, as roupas lideram a preferência dos consumidores
com dois terços das intenções (66%), seguidas pelos smartphones, com
16,4%, aponta a enquete feita pela NetQuest, a pedido do site comércio
eletrônico MercadoLivre. No entanto, na lista dos presentes mais
desejados, o quadro é bem diferente. As roupas ficam na segunda posição,
com 15,2%, atrás dos smartphones (18%).
“Há uma inversão de posições quando se compara a lista de compras com
a lista de desejos de presentes. São as duas faces da mesma moeda”,
afirma Leandro Soares, diretor de Marktplace do MercadoLivre. Ele
considera natural as pessoas desejarem os presentes de maior valor, mas
ressalta que há dois fatores objetivos que contribuem para que as roupas
liderem as intenções de compra. O primeiro é o preço, geralmente menor
em relação a outros itens, como eletrônicos. O outro fator diz respeito a
facilidade de acertar na escolha.
O smartphone também é o item mais desejado como presente nas regiões mais pobres do País. No Norte e
Nordeste, o produto aparece com 22% e 23%, respectivamente, na
preferência dos brasileiro, superando de longe as roupas, com 10% em
cada uma das regiões. Já as regiões mais ricas – Sudeste, Sul e
Centro-Oeste – concentram a preferência pelas roupas como presente
recebido.
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