quarta-feira, dezembro 24, 2014

Fotografia de 1926 mostra uso pioneiro de 'pau de selfie'.

Ele está por todos os lados. Nas ruas, em praças, shoppings e outros espaços públicos, o informalmente batizado de "pau de selfie", ou "bastão de selfie", — acessório utilizado para a produção de autorretratos com smartphones — se tornou febre entre os entusiastas dos registros digitais, principalmente os adolescentes. No entanto, uma fotografia de 1926 mostra que a ideia de utilizar uma vara para a produção de fotos pessoais não é necessariamente nova.

Encontrada em um antigo álbum de família por Alan Cleaver, de Whitehaven, no condado de Cúmbria, na Inglaterra, a fotografia de 88 anos mostra o britânico Arnold Hogg, avô de Alan, utilizando um bastão para fazer um autorretrato com a sua mulher, Helen, logo após o seu casamento.

Em seu rodapé, a imagem ainda contém a observação "Tirada por mim mesmo, Out 1926", numa evidência que mesmo as selfies já não são uma exclusividade da modernidade digital.

— Sempre foi uma das fotos favoritas da nossa família, e o fato de que agora há tanto interesse nela teria agradado ao meu avô — afirmou Cleaver ao site Daily Mail, se referindo à imagem. — É óbvio que ele estava tentando algo novo. Infelizmente, acho que é a única foto que ele tirou assim e que ele se sentiu satisfeito o suficiente para incluí-la no álbum. Via g1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário