A Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) lançou nesta sexta-feira (26) o aplicativo Anatel Consumidor
para tablets e celulares, que vai permitir o registro de reclamações e
consultas sobre o andamento das solicitações feitas à agência. O
objetivo da Anatel é aproximar o consumidor da agência e fortalecer sua
autonomia na hora de reclamar dos serviços de telecomunicações.
Segundo o presidente da Anatel, João
Rezende, 67% das solicitações ainda são feitas pelo telefone, no call
center, e 37% são pelo Fale Conosco na internet. “A ferramenta traz uma
série de vantagens. Nossa intenção é substituir essas reclamações,
feitas pelo canal tradicional [telefone], para a internet”, disse João,
explicando que a Anatel também espera uma economia de custos com essa
mudança.
O presidente da agência explica que as
reclamações feitas pelo aplicativo terão o mesmo atendimento que as dos
outros canais, que devem ser resolvidas em até cinco dias úteis pelas
empresas reclamadas. João lembra que a Anatel não é o primeiro recurso
do consumidor para tentar solucionar seu problema, que deve antes
procurar a empresa que prestou o serviço.
Além de melhorar a comunicação com o
usuário, o Anatel Consumidor também disponibiliza informações sobre
direitos dos consumidores dos serviços de telecomunicações. O aplicativo
está disponível para os sistemas operacionais Android, IOS e Windows
Phone.
A Anatel também tem o aplicativo Anatel
Serviço Móvel, que disponibiliza informações sobre a prestação do
serviço móvel em cada município do país.
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