A maior parte dos alunos brasileiros gosta de estudar português e
matemática. Quando deixam a escola, ao final do ensino médio, mais da
metade dos estudantes, 57,8%, diz gostar de estudar matemática e 76,1%,
ou seja, três a cada quatro alunos, gostam de estudar língua portuguesa.
Os dados são de um questionário aplicado aos estudantes que
participaram da última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica
(Saeb), em 2017, organizados pelo Interdisciplinaridade e Evidências no
Debate Educacional (Iede).
Quando se trata, no entanto de fazer as tarefas de casa, os
percentuais caem, 56,7% dizem fazer os deveres de português sempre ou
quase sempre. Outros 25,4% fazem de vez em quando e 13,4% nunca ou quase
nunca fazem as tarefas. Já as tarefas de matemática são feitas sempre
por 52,6% dos estudantes; de vez em quando, por 26,7% e nunca por 16,6%.
Tanto língua portuguesa quanto matemática são disciplinas-chave,
cobradas tanto em avaliações nacionais, como o Saeb – que é usado para
medir a qualidade do ensino brasileiro – quanto em avaliações
internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
(Pisa).
Apesar de dizerem que gostam de estudar, os estudantes brasileiros não tem resultados tão bons nas provas.
O último Saeb mostrou que cerca de 70% dos estudantes que concluíram o
ensino médio no país apresentaram resultados considerados insuficientes
em matemática. A mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o considerado
básico em português.
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