A Carteira de Trabalho e Previdência Social
(CTPS) é o documento essencial e obrigatório para todos os trabalhadores
brasileiros que pretendem exercer alguma atividade formal. É na CTPS
que fica registrado o histórico profissional, além de informações sobre o
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias, alterações de
cargos e salários, entre outros.
Apesar de toda sua importância para o mercado de
trabalho, muitas pessoas acabam não retornando aos postos de atendimento
das Centrais do Cidadão para retirar o documento, situação que gerou um
estoque de sete mil carteiras paradas, esperando a retirada pelo
cidadão. Os documentos, que possuem ano de expedição entre 2000 a 2009,
encontram-se nas Centrais do Cidadão e na Coordenação de Atendimento ao
Cidadão (Codaci), localizada no prédio da Secretaria de Estado do
Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
Para retirar o documento, o cidadão deve
comparecer na unidade da Central do Cidadão, onde foi solicitada a
carteira, e apresentar documento de identificação com foto. É
recomendável que, antes de comparecer às Centrais, seja solicitado
informações sobre o local de busca à Codaci, por meio do e-mail codacisethas@rn.gov.br ou pelo telefone 98601-8009.
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