As instituições financeiras vão compartilhar dados, produtos e
serviços por meio de abertura e integração de plataformas e
infraestruturas de tecnologia. Esse é o chamado open banking, em que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições financeiras.
Ontem quarta-feira (24), o Banco Central (BC) deu início ao processo de implementação do open banking,
“com o objetivo de aumentar a eficiência e a competição no Sistema
Financeiro Nacional e abrir espaço para a atuação de novas empresas do
setor”. O BC publicou o Comunicado 33.455, que estabelece as diretrizes
que orientarão a proposta de regulamentação do modelo a ser adotado no
Brasil.
“Por meio do open banking, clientes bancários poderão, por
exemplo, visualizar em um único aplicativo o extrato consolidado de
todas as suas contas bancárias e investimentos. Também será possível,
por este mesmo aplicativo, fazer uma transferência de recursos ou um
pagamento, sem a necessidade de acessar diretamente o site ou aplicativo do banco”, diz o BC, em nota.
Quanto à autorregulação, a expectativa é de que fique a cargo das
próprias instituições participantes a padronização tecnológica e de
procedimentos operacionais, os padrões e certificados de segurança e a
implementação de interfaces.
De acordo com o comunicado do BC, o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais dos clientes, bem como de serviços de pagamento, depende de prévio consentimento do cliente.
De acordo com o comunicado do BC, o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais dos clientes, bem como de serviços de pagamento, depende de prévio consentimento do cliente.
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