sexta-feira, outubro 08, 2021

Explosão em mesquita no Afeganistão deixa ao menos 100 mortos e feridos.

Uma explosão  em uma mesquita do ramo xiita do Islã na província de Kunduz, no Afeganistão, deixou ao menos cem mortos e feridos nesta sexta-feira, de acordo com a missão da ONU no país.

"O incidente de hoje é parte de um padrão perturbador de violência: terceiro ataque mortal esta semana, aparentemente visando uma instituição religiosa. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo incidente de domingo, próximo a uma mesquita de Cabul. Ainda não se sabe o autor do ataque de quarta-feira a uma madrassa em Khost", informou a ONU no Twitter.

Na mesma rede social, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, se pronunciou sobre o caso e disse que o crime será investigado.

"Esta tarde ocorreu uma explosão em uma mesquita de nossos compatriotas xiitas no distrito de Khan Abad de Bandar, na capital da província de Kunduz, e vários de nossos compatriotas foram martirizados e feridos", publicou .

Em entrevista ao portal Aamaj News, Jahanzib Salarzai, que trabalha no Hospital de Kunduz, disse que o número de feridos na explosão "era muito alto" e que a unidade de saúde tinha "um baixo estoque de sangue". Vídeos publicados nas redes sociais mostram pessoas gritando e correndo pelas ruas e diversas vítimas dentro do templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário