Cerca de 60% dos internautas brasileiros
não leem os termos de uso de redes sociais, como Facebook e Twitter,
antes de se cadastrar, aponta um novo estudo realizado pela Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomercioSP) divulgado nesta segunda-feira (12). Os dados mostram que
60,5% dos entrevistados ignora os termos de uso desses sites, enquanto
39,5% afirmam ler integralmente contratos associados ao cadastro em um
site de relacionamentos.
A quantidade de usuários que afirmaram
ler os termos de uso na edição 2013 da pesquisa “O comportamento do
usuário na internet” é menor do que em 2012, quando 53% afirmaram ler os
termos de uso. Contudo, a metodologia de pesquisa, realizada durante o
mês de maio de 2013, passou por ajustes para determinar se os usuários
liam o conteúdo dos termos de uso integralmente, o que pode ter
determinado a queda no resultado.
“Há um aumento da conscientização das
pessoas em relação aos termos de uso, mas ainda temos quase 60% que não
leem. As empresas precisam simplificar e colocar de forma mais direta os
termos e condições de uso”, diz Renato Opice Blum, especialista em
direito digital e presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da
FecomercioSP.
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