sexta-feira, abril 04, 2014

Ortografia: 'Alguém que eu gosto' ou 'Alguém de que eu gosto?'.

Sérgio, se diz ‘alguém que eu gosto muito’ ou ‘alguém de quem eu gosto muito’?” (Carlos Roberto)

Na língua culta, o correto é dizer “alguém de que (ou de quem) eu gosto muito”. Isso porque o verbo gostar, sendo transitivo indireto, exige a preposição de.

O mesmo não ocorreria se o verbo fosse, digamos, adorar, pois este é transitivo direto. Neste caso bastaria empregar o pronome relativo “que”: “alguém que adoro”.

É claro que a preposição, quando exigida, varia de caso para caso. Quando o verbo é, por exemplo, morar, a preposição é em: “a cidade em que eu moro”.

Dito isso, vale observar que a linguagem informal costuma abolir as preposições em casos como este, contentando-se com o pronome relativo: “alguém que eu gosto muito”, “a cidade que eu moro”.

Na comunicação oral, sobretudo em situações informais, a abolição das preposições em construções desse tipo é comum – e pode até ser recomendável em determinados contextos, por denotar um relaxamento sintático que traduz intimidade e conforto com o interlocutor.

Por escrito, contudo, não se deve abrir mão delas jamais. Via Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário