sábado, abril 04, 2015

FINASTERIDA, MELHOR REMÉDIO PARA CALVICE, PODE PROVOCAR IMPOTÊNCIA E NÃO É SEGURA.

Calvície: 70% dos homens terão algum nível dessa condição ao longo da vida
O efeito colateral mais conhecido – e temido – de um dos principais medicamentos disponíveis para combater a calvície é a disfunção sexual. Homens que tomam a finasterida podem apresentar dificuldade em ter e manter ereções e perda de libido. Ainda assim, o remédio continua sendo utilizado e faltam pesquisas contundentes sobre os riscos que ele apresenta para a vida sexual. Qual a probabilidade de alguém que toma finasterida apresentar esses problemas? Alguns homens estão mais propensos que outros a tê-los? Os efeitos continuam mesmo após a interrupção do tratamento? Essas e outras questões seguem sem resposta, dificultando a orientação de médicos e pacientes sobre o assunto, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quarta-feira, no periódico Jama Dermatology.

A equipe de pesquisadores americanos e italianos que conduziu o estudo foi a primeira a ir a fundo nessas questões. Os cientistas analisaram 34 testes clínicos feitos com a finasterida e concluíram que as informações sobre a toxicidade e os efeitos colaterais do medicamento disponíveis são extremamente limitadas. Nenhum dos testes clínicos já realizados foi considerado adequado pela equipe.

“Nos últimos anos tem havido relatos de homens que desenvolvem problemas sexuais quando tomam finasterida para calvície e muitos especialistas dizem que isso não pode ser levado a sério porque testes clínicos foram feitos e eles mostraram que o medicamento é seguro”, disse ao site de VEJA o dermatologista Steven Belknap, pesquisador da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, e principal autor do estudo. Diante dessa justificativa, ele decidiu analisar todos os testes clínicos a que teve acesso e encontrou neles uma falta de informação preocupante. “Há pouca informação realmente válida para dizer se essa droga é segura”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário