quarta-feira, abril 01, 2015

PELA 1ª VEZ, REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL AVANÇA NA CÂMARA.

Reunião para discutir a proposta que reduz a maioridade penal para 16 anos de idade (PEC 171/93)
Reunião da CCJ para discutir a proposta que reduz a maioridade penal para 16 anos de idade (PEC 171/93)(Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados)

Vinte e dois anos depois de ser apresentada no Congresso Nacional, a proposta para alterar a Constituição e reduzir a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos recebeu o aval da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde permanecia parada desde 1995 – foi arquivada cinco vezes desde então.

Nesta terça-feira, 42 parlamentares da CCJ aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, de agosto de 1993, do ex-deputado Benedito Domingos (PP-DF). Outros 17 deputados votaram contra. O texto agora segue para análise de uma comissão especial, que será formada na próxima semana com a finalidade específica de discutir seu mérito.

A proposta ainda tem um longo caminho a ser percorrido no Legislativo e será alvo de uma ofensiva já anunciada do PT e dos seus movimentos satélites no Judiciário, mas nunca a Câmara avançou tanto na discussão do tema. Um dos fatores decisivos para o andamento da matéria é o apoio do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e de seus fiéis aliados, como o próprio presidente da CCJ, Arthur Lira (PP-AL).

Após a aprovação, Cunha afirmou que vai dar “todo o apoio” para que a votação da PEC em plenário aconteça “o mais rápido possível”. “Quando a comissão votar, colocarei imediatamente em plenário. Mesmo com toda obstrução na CCJ, ficou claro que a maioria na Casa quer debater esse tema. Eu, pessoalmente, sou favorável [à redução]“, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário