De 2013 a 2015, o número de salas de
cinema no país cresceu 12,2%, de 2.679 unidades em 2013 para 3.005 em
2015. Apesar do crescimento, 46% dos brasileiros não dispõem de salas de
cinema no município onde vivem. Em 2012, esse percentual era de 51,6%.
Os dados fazem parte do estudo Impacto
Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro, feito pela Tendências
Consultoria pela Motion Picture Association (MPA), entidade que
representa os seis maiores estúdios de Hollywood em todo o mundo, a
pedido do Sindicato da Indústria Audiovisual (SICAV), com sede no Rio de
Janeiro.
O estudo levou em consideração as
informações mais recentes da Matriz de Insumo -Produto (MIP) de 2013,
elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e
que analisa a estrutura produtiva brasileira e os dados da Relação Anual
de Informações Sociais (RAIS) referentes a 2013 e 2014. O estudo vai
ser lançado hoje (7) no RioMarket, área de negócios do Festival do Rio.
“Há uma concentração geográfica das
salas de cinema em relativamente poucos estados, portanto, precisa ter
mais oferta física para que as pessoas possam consumir também produto
audiovisual”, disse o diretor da Motion Picture Association-America
Latina (MPA-AL), Ricardo Castanheira, à Agência Brasil.
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