A propagação de notícias falsas pela internet está se tornando um
problema cada vez maior, tanto que, recentemente, o Facebook anunciou
uma ferramenta que permite aos usuários denunciarem as informações que
forem falsas.
Ainda
assim, muitos internautas não conseguem diferenciar matérias falsas de
verdadeiras. Um estudo realizado pela Advice Comunicação Corporativa e a
BonusQuest revela que 42% dos brasileiros já compartilharam notícias
falsas nas redes sociais. De acordo com a pesquisa Consumo de Notícias
do Brasileiro, somente 39% dos entrevistados afirmaram ter o hábito de
sempre checar a fonte da informação.
Além disso, 78% afirmam que utilizam as mídias sociais para se
informar, sendo que o Facebook aparece em primeiro lugar com 60%,
enquanto o Twitter e o LinkedIn representam 4% e 2%, respectivamente,
das preferências. Já o WhatsApp é citado como fonte de informação por
10% das pessoas.
Por outro lado, os entrevistados indicam que as mídias sociais têm o
menor índice de credibilidade. Somente 6% dizem confiar totalmente no
que é visto nas redes sociais; 26% confiam parcialmente e 11% desconfiam
totalmente.

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