A Prefeitura de São Paulo apresentou hoje (14) um ônibus elétrico,
alimentado por baterias, com capacidade para transportar 84 passageiros e
com até 300 quilômetros de autonomia. O veículo foi totalmente
construído no Brasil. As baterias são de fosfato de ferro e levam de
quatro a cinco horas para serem carregadas. A linha em que o ônibus
circulará ainda não foi definida e a previsão é a de que o veículo entre
em operação até o dia 31 de julho, após passar por fiscalizações feitas
pela SPTrans (São Paulo Transporte - empresa que faz a gestão do
transporte público na capital paulista).
O ônibus têm ainda
motores elétricos embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e
pneumáticos, integrados por meio de uma rede de controle. Esse
mecanismo faz com que, em aceleração, o sistema consuma energia das
baterias tradicionais e nos momentos de frenagem o sistema de tração
transforme a energia dessas baterias em energia elétrica, que fica
armazenada nas mesmas baterias.
O chassi é feito pela empresa
chinesa BYD, que instalou uma fábrica em Campinas (SP) há dois anos em
meio. A carroceria é da Caio, que também funciona no interior de São
Paulo. A capacidade de produção anual da BYD é de 400 carros por ano.
Segundo
o prefeito de São Paulo, João Doria, a implantação dos ônibus elétricos
está dentro do plano de governo da prefeitura de promover a redução de
emissões poluentes. “Esse modelo emissão zero e baixo nível de ruido,
também é equipado com ar-condicionado. O modelo atende ainda a todas as
exigências de acessibilidade como piso baixo, rampas de acesso e espaço
para cadeiras de rodas, wi-fi e tomadas USB”, disse Doria.
Segundo
o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Sérgio
Avelleda, o veículo é o que há de mais moderno em termos de ônibus
elétricos em operação em outros países, como os Estados Unidos e a
China. “Isso faz parte do plano de governo apresentado para a
transformação do nosso sistema de ônibus. Na licitação, já anunciamos,
vamos contribuir para que ao longo do próximo contrato, as empresas
reduzam paulatinamente as emissões que provocam doenças respiratórias,
envelhecimento precoce e um clima global indesejável”, disse.
A
prefeitura pretende discutir com a Câmara Municipal a alteração da
legislação vigente para a adequação do sistema de ônibus para veículos
classificados pelo secretário como mais saudáveis. “Quero ressaltar que
estamos estudando trocar os 60 ônibus a diesel para elétricos e instalar
placas foto voltaicas na garagem para que durante o dia o sol gere
energia elétrica que vai alimentar os ônibus que vão circular pela
cidade de São Paulo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário