Os sites e aplicativos de descontos já fazem parte da rotina de
compra dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL), 28% dos consumidores que compraram pela
internet no último ano têm o hábito de utilizar sites e aplicativos de
descontos. De acordo com o levantamento, os itens mais adquiridos são
entradas para shows, teatro, cinema e casas noturnas (43%). Em seguida,
aparecem restaurantes e bares (39%), além dos tratamentos estéticos
(26%), delivery (26%) e pacotes de viagens (21%). Em média, o valor das
compras realizadas é de R$ 155,14, sendo maior entre os homens (R$
178,29) e nas classes A e B (R$ 195,64).
De acordo com o estudo, seis em cada dez entrevistados (57%) disseram
ter reduzido a quantidade de itens adquiridos nesses sites e
aplicativos frente aos anos anteriores, enquanto 20% compraram mais.
Embora o levantamento mostre que o volume de aquisições tenha caído, a
grande maioria avalia de forma positiva sua experiência de compra: 89%
mostram-se satisfeitos com os produtos e serviços adquiridos em sites de
ofertas e descontos.
A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, alerta para as
tentações das ofertas na hora de comprar, que podem comprometer o
orçamento. “O brasileiro já se acostumou a procurar por bons descontos
na internet, mas é preciso cautela para não exagerar no consumo. Todo
cuidado é pouco com as compras por impulso. Vale sempre avaliar se o
produto adquirido é algo necessário para depois não ser sequer usado”,
observa.
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