quarta-feira, outubro 31, 2012

Cerveja, refrigerante e peixes congelados estarão mais caros neste Natal.

O setor supermercadista brasileiro espera um aumento de 14,4% nas vendas dos produtos típicos durante o período de festas de final de ano, em relação a 2011, de acordo com estudo divulgado pela Associação Brasiliera de Supermercados (Abras) nesta terça-feira. Dos produtos pesquisados, os que apresentaram maior alta de preços em relação a 2011 foram a cerveja, com aumento de 15,3%, o frango congelado, com crescimento de 15,2%, refrigerantes que apresentaram alta de 14,3%, além dos espumantes/frisantes (13,3%) e dos vinhos nacionais (12,9%).

O otimismo do setor para o Natal e Réveillon de 2012 ficou um pouco abaixo do que em 2011, quando a expectativa de crescimento nas vendas foi de 15,6%. Contribuiu para a menor expectativa de vendas nas festas de fim de ano deste ano, os menores pedidos de importados, que apresentaram queda neste ano em relação a 2011, fruto da desvalorização do real frente ao dólar. Os produtos importados em geral, devem apresentar aumento de 7,1% neste ano, frente aos 14% de 2011.

O levantamento da Abras detalhou que vendas de frutas importadas devem crescer 11,1% contra 12,9% do ano passado, ao passo que vinhos importados devem crescer 8,6%, contra 12,2% de 2011.

"É sempre grande a expectativa do setor para as festas de final de ano, tradicionalmente o melhor período de vendas para os supermercados. Apesar do baixo nível de crescimento da economia brasileira como um todo - reflexo das turbulências da economia mundial -, mantivemos o otimismo e a nossa Pesquisa de Natal mostra que expectativa do supermercadista é alcançar novamente uma boa marca de crescimento de vendas nas festas de 2012", afirma o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.

Destacado o aspecto dos produtos importados, os supermercadistas brasileiros aumentaram as compras de quase todos os produtos de Natal nacionais em relação ao mesmo período do ano anterior. Exceção para o pernil e o lombo, que tiveram queda nas encomendas de -0,5% e -0,2%, respectivamente em relação a 2011. Peixes congelados, com 19,7%, cerveja, com 18,9%, e refrigerante, com 18,5%, foram os produtos com maior percentual de aumento de encomendas. Já os produtos que tiveram melhor recuperação no crescimento de vendas foram peru, com 5,7%, e o tender, com 4,4%, comparados com o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário