segunda-feira, outubro 29, 2012

João Câmara completa 84 anos de emancipação política.

Centro da cidade de João Câmara/RN.

Prefeitura da cidade de João Câmara/RN.

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.


Açude da cidade.

Praça Baixa Verde.
Por volta de 1910, começou a surgir algumas casas de acampamento de pessoas que trabalhavam na construção da estrada de ferro entre a cidade de Natal e interior potiguar, no local de nome Matas, em torno da residência do engenheiro Antônio Proença, responsável pela expansão dessa estrada férrea. Assim, Matas foi tomando aspecto de povoado organizado e em 1915, para fortalecimento do catolicismo na área, foi construída a capela de Nossa Senhora da Mãe dos Homens. Em 1928, foi elevado à condição de cidade, graças à Lei 697, de 29 de outubro daquele mesmo ano, tendo recebido com o nome de Baixa Verde.

Em 1953, recebeu o nome de João Câmara (Lei 899 de 19 de novembro), muito embora desde 1948, data do seu falecimento, já estivesse assim sendo denominado, homenageando o seu primeiro prefeito, a quem se deve muito pelo profícuo trabalho desenvolvido em favor do lugar e da população. Graças ao seu tino administrativo, desenvolveu a industrialização do município, aproveitando o seu potencial na produção agrícola de sisal e algodão.
 
Sua economia vem ganhando dimensões extraordinárias com o surgimento da instalação de parques eólicos, favorecendo outros municípios da região considerada uma das mais pobres economicamente no RN.
 
Parabéns a cidade de João Câmara pelos seus 84 anos de Emancipação Politica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário