A Organização para a Cooperação e o
Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta terça-feira (1º) o
resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) que
pela primeira vez avaliou a capacidade dos estudantes de 15 anos do
mundo todo em resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O
Brasil ficou em 38º lugar – num total de 44 países.
O resultado mostrou ainda que só 2% dos
alunos brasileiros conseguiram resolver de matemática mais complexos.
Entre os estrangeiros este número chegou a 11%.
No caso do Brasil, os meninos tiveram
desempenho melhor que as meninas no teste. Os rapazes somaram 436 pontos
contra 412 das moças.
Os últimos da lista foram Uruguai, Bulgária e Colômbia. Os países líderes são todos asiáticos: Cingapura, Coreia do Sul e Japão.
Para chegar a este resultado, a
avaliação incluiu perguntas em que o aluno tinha de manusear um aparelho
de MP3. Em uma delas, por exemplo, o estudante tinha de selecionar o
estilo rock, no volume 4, usando poucos cliques e sem nenhum botão
‘reset’.
As habilidades não cognitivas foram
testadas pela primeira pelo Pisa que é um exame reconhecido mundialmente
por avaliar o desempenho dos estudantes em matemática, ciências e
leitura. O Pisa é aplicado a cada três anos em alunos de 15 anos, faixa
etária em que concluem o ciclo básico de ensino.
O último resultado foi divulgado em
dezembro. Nas três disciplinas o Brasil teve desempenho abaixo entre os
países da OCDE. Em matemática ficou em 58º lugar (foram 65 países
analisados), foi o 55º em leitura e 59º em ciências.
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