No primeiro trimestre de 2018, a Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) registrou 16.998 reclamações de usuários de planos de
saúde e respondeu a 63.458 pedidos de informações. Os dados foram
divulgados nesta quinta-feira (5) pela agência.
Segundo a ANS, também foram resolvidos 91% dos conflitos relativos à
cobertura assistencial e 87,8% sobre outros temas. Em 2017, cerca de 90%
dos conflitos registrados pela Agência foram resolvidos sem a
necessidade de abertura de processo administrativo.
Os temas que tiveram mais reclamações foram autorização para
realização de procedimentos, franquia e coparticipação, suspensão e
rescisão de contratos e cobertura assistencial. As maiores demandas de
pedidos de informação foram sobre cobertura assistencial, prazos máximos
para atendimento e suspensão e rescisão de contratos.
No mesmo período, a diretoria de Fiscalização da ANS lavrou 2.731
autos e proferiu 2.405 decisões, com um valor total de R$ 144.211.144,36
em multas determinadas às operadoras de planos de saúde. A agência
celebrou, ainda, dois novos acordos de cooperação técnica, com os
ministérios públicos do estado de Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do
Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário