segunda-feira, setembro 03, 2018

Cursos técnicos podem contribuir para diminuir desemprego entre jovens no RN.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) 2017, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29,4% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos estão desempregados no Rio Grande do Norte. O número é 124% superior ao índice de desemprego total do estado, que é de 13,1%.

Uma possível causa disso é o baixo nível da educação. De acordo com o site Ranking de Competitividade, o estado ocupa a 17ª posição entre todas as unidades federativas no pilar que trata da educação, em 2017.

Jovens que não estudam e não possuem ocupação possuem dificuldades de inserção no mercado de trabalho. O número de pessoas que de 16 a 29 anos que não trabalhavam e não estudavam em 2016, no Rio Grande do Norte, correspondia a 30,9% do total desse público.
 
Diante disso, especialistas apontam a educação profissional como uma boa opção para quem pretende se manter atualizado e adquirir conhecimento, além de oferecerem capacitação e abrir as portas no mercado de trabalho para os estudantes. Para a professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), Débora Baren, aliar a educação profissional ao ensino do país é criar profissionais mais preparados para as necessidades do mercado de trabalho hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário