sexta-feira, setembro 07, 2018

Potiguares com deficiência terão carteira de identidade descritiva.

Neste mês de setembro serão entregues as primeiras carteiras de identidade descritiva para pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte. A entrega deverá ocorrer no próximo dia 21, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A validação das carteiras está na Lei Estadual 1049/2018, promulgada no mês passado.

Ronaldo Tavares, presidente da Sociedade dos Cegos do RN (Socern) explica que a utilização das carteiras beneficia a pessoa com deficiência e ajuda a priorizar o atendimento. “É uma forma de evitar constrangimentos e maus tratos à pessoa com deficiência seja visual ou outra deficiência nas  repartições públicas e privadas. Nossos direitos não estavam sendo cumpridos, nem respeitado o atendimento preferencial”, diz.

A carteira descritiva vai conter informações como o tipo da deficiência, código internacional de deficiência e medicamentos que a pessoa toma ou substâncias que provoquem alergias. A emissão fica a cargo da Secretaria de Justiça e Cidadania – Sejuc, mas as organizações representativas das pessoas com deficiência estão articulando para que também sejam autorizadas a emitir.

“Vai evitar constrangimento, preconceito e maus tratos, garantindo o respeito, a dignidade e a cidadania. A partir do dia 21 de setembro as carteiras começarão a ser entregues com  a proposta de quebrar barreiras no atendimento evitando que precisemos andar com laudo médico para comprovar a deficiência”, diz Ronaldo Tavares.

O uso da carteira será opcional. Aqueles que tiverem interesse podem solicitar pelo telefone da Socern 3086-2223 gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário