De acordo com dados declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por candidatos aos diversos cargos em disputa nas Eleições 2018, plataformas sociais como Facebook e Instagram já faturaram R$ 2 milhões na primeira quinzena da campanha, entre 16 e 30 de agosto.
Ambas as redes sociais do grupo de Mark
Zuckerberg anunciaram neste ano algumas mudanças para atender às
exigências do TSE quanto à propaganda política na internet. Todos os
anúncios devem ser identificados como referentes às eleições, e os
internautas devem ter acesso a um relatório mostrando quem pagou pela
propaganda, seu impacto e quanto exatamente isso custou.
Curiosamente, quem mais gastou com
propaganda eleitoral nas redes sociais foram os candidatos a governador
dos estados brasileiros. No total, eles pagaram R$ 650 mil para essas
plataformas impulsionarem suas postagens patrocinadas aos eleitores. Os
presidenciáveis, por sua vez, gastaram apenas R$ 50 mil.
Contudo, segundo o TSE, o candidato que
mais gastou com propaganda em plataformas sociais foi Julio Luiz
Baptista Lopes (PP-RJ), que disputa uma vaga no Congresso Nacional como
deputado federal. Sua campanha dispendeu nesses primeiros 15 dias R$
188.166,15 por meio da agência Iddeias Consulting.
Vale ressaltar que, para participar das
campanhas eleitorais, redes sociais na internet precisam seguir as
regras do TSE que, além tornar públicos os gastos de candidatos,
precisam também oferecer direito de resposta em caso de difamação e
divulgação de informações incorretas.
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