Bancos como BMG, Bradesco, Pan, Safra, Santander, Caixa e Itaú e
telefônicas como Claro, Nextel, Oi, Sky, Vivo Telefônica e Tim foram
multadas pelo Procon-SP por não cumprirem a lei que proíbe os serviços
de telemarketing de contatarem consumidores inscritos no cadastro de
bloqueio.
Segundo o órgão de defesa, foram analisadas cerca de 25 mil denúncias
entre os dias 2 de abril do ano passado e 2 de maio deste ano. O link
para denúncias e também para incluir o telefone na lista de bloqueios é o
www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef.
As informações são de que, desde 2009, 371 empresas foram autuadas e
1,8 milhão de telefones foram cadastrados por consumidores que não
querem receber esse tipo de telefonema. Segundo Procon-SP, no momento,
as empresas estão recebendo os autos de infração com o valor das multas.
O órgão disse que não poderia informar quanto é, mas que o valor é
definido sobre o faturamento de cada empresa. É comum que essas multas
acabem na Justiça.
RECLAMAÇÕES
Dentre as principais reclamações dos clientes estão a insistência na oferta de produtos e serviços, os telefonemas gerados por máquinas, fazendo o consumidor “conversar” com um gravação e as ligações que não se completam e ocorrem várias vezes ao dia, seja por telefone fixo ou celular.
Dentre as principais reclamações dos clientes estão a insistência na oferta de produtos e serviços, os telefonemas gerados por máquinas, fazendo o consumidor “conversar” com um gravação e as ligações que não se completam e ocorrem várias vezes ao dia, seja por telefone fixo ou celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário