quinta-feira, novembro 22, 2018

Horário de Verão deve resultar em economia de até 5% em 2018.

O Horário de Verão 2018 no Brasil começou no dia 4 de novembro com o objetivo de aumentar a economia de energia elétrica durante o “horário de pico”, período composto por três horas diárias consecutivas, durante o qual o consumo de energia elétrica tende a ser maior. Segundo o Governo Federal, a medida possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo (18 h às 21h) e uma economia absoluta de 0,5%, anuais, na última década.

“A economia em 2017, comparada com o ano de 2016, foi de 160 milhões de reais”, avalia o professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Internacional Uninter, Juliano de Mello Pedroso.

Com essa proposta de adiantar os relógios e com a redução do consumo de energia, o país consegue diminuir o consumo nas hidrelétricas e ainda evitar a sobrecarga no sistema elétrico devido aos horários de pico – já que nesse período do dia ainda haverá uma quantidade de energia solar significativa. “Além de economizar energia, essa estratégia também é importante para não precisarmos comprar energia adicional durante o Horário de Verão, o que já é um ótimo motivo”, ressalta o professor.

Além do Horário de Verão, há outras medidas que podem ajudar a economizar energia como, por exemplo, trocar as lâmpadas tradicionais por incandescentes, que possuem uma durabilidade maior e o consumo é reduzido em comparação às outras, bem recomo retirar adaptadores das tomadas quando não estiverem em uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário