O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito
(Dnit) declarou situação de emergência na Ponte Presidente Costa e Silva, mais
conhecida como Ponte de Igapó, que passa sobre o Rio Potengi ligando as zonas
Norte e Oeste de Natal. O ato foi publicado nesta sexta-feira (8) no Diário
Oficial da União, apesar de ter sido assinado no dia 1º de março. Mesmo com a
declaração, a ponte continua com tráfego aberto aos veículos.
No documento, o superintendente regional substituto do
Dnit no Rio Grande do Norte, Danyel Flávio Lopes de Paiva ratificou uma
declaração da situação de emergência feita pela coordenação de engenharia do
órgão.
Os técnicos constataram comprometimento estrutural de
pilares e vigas da estrutura. Do lado direito da ponte, foram notificados problemas
em pelo menos 11 pilares, além de trechos de 1 metro das vigas entre os pilares
P3 e P4, entre os pilares P4 e P5 e entre o pilar P16 e o encontro E2.
Do lado esquerdo da ponte, chamaram atenção dos técnicos
trechos de 2 metros das vigas longitudinais de extremidade do tabuleiro
ferroviário, “nos pontos próximos aos apoios entre os pilares P9 e P10,
entre os pilares P10 e P11, entre os pilares P11 e P12, entre os pilares P12 e
P13 e entre os pilares P13 e P14”.
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (8), o Dnit
informou que a declaração de emergência se dá pelo “avanço
exponencial” observado, nas últimas três inspeções realizadas em maio e
novembro de 2018 e fevereiro de 2019, no nível de degradação de algumas peças
estruturais da ponte, “o que torna necessário, para barrar tal avanço, que
sejam tomadas medidas de recuperação/reforço imediatas em tais elementos, de
maneira que se possa continuar garantindo a segurança dos usuários e a
manutenção do bem público”
Ainda de acordo com o Dnit, a obra emergencial vai se
deter apenas aos elementos mais deteriorados e será dada continuidade aos
trâmites preparatórios para realização de licitação para reforma do complexo,
que deve ser iniciado ainda no primeiro semestre.
Em maio do ano passado, o
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) constatou problemas
estruturais na ponte. O Crea realizou uma vistoria e identificou a corrosão
das vigas de sustentação da estrutura, e uma ferrugem acentuada, mas considerou
que não era possível dizer se a estrutura tinha risco de desabamento.
Com 606 metros de extensão e 12 metros e meio de largura,
a Ponte de Igapó recebe, diariamente, cerca de 80 mil veículos, 37 linhas de
ônibus e 13 viagens de VLT. A última manutenção na Ponte de Igapó foi realizada
em 1990. De lá pra cá, os moradores não têm conhecimento de nenhum reparo feito
na estrutura.
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