quarta-feira, outubro 23, 2013

Após acidente que matou 9 no RN, associação quer regularizar loteiros.

Após o acidente que matou nove pessoas no início dessa semana na Grande Natal, a Associação dos Proprietários e Condutores de Transporte Alternativo Complementar do Estado do RN (Atac/RN), emitiu nota afirmando que "os loteiros querem sair da informalidade, querem prestar um serviço de maior qualidade, querem pagar impostos, enfim, querem ser reconhecidos como categoria profissional".

O veículo Kadett que transportava oito pessoas, além do motorista, e se envolveu no acidente na última segunda-feira (21), fazia o serviço de lotação da comunidade de Primeira Lagoa, no município de Ceará-Mirim. Segundo a Atac, a comunidade não conta com nenhum transporte regular e por isso as pessoas precisam das lotações clandestinas.

Segundo a nota, a Atac/RN apresentou uma proposta ao Governo do Estado do RN, em 2010, onde pleiteia a formalização dos loteiros com os devidos critérios como curso de qualificação profissional, direção defensiva, atendimento ao público, uso de fardamento e crachás de identificação, veículos adequados e mais novos, pagamento de impostos e outros benefícios "que trariam mais conforto e segurança aos usuários do transporte público, exatamente para se evitar fatos como este acidente fatal".

A entidade defende ainda que "fiscalizar coibindo o transporte informal, não é o mais viável, até porque este serviço tem aceitação por parte da população, tanto que oito pessoas se sujeitaram a viajar em um carro onde só cabiam cinco, incluso o motorista. Com os ônibus, regulares, tendo uma frota ultrapassada, também ocorrem acidentes e também são passíveis de fiscalização, então o mais razoável a fazer é realinhar e reestruturar todo o sistema intermunicipal de transportes o quanto antes, a bem da população potiguar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário