quarta-feira, outubro 23, 2013

Governo quer criar 16 mil vagas para servidores públicos ao longo de 2014.

O Ministério do Planejamento manteve na proposta orçamentária de 2014 a contratação de 16.381 mil servidores, conforme previsto em 23 projetos de lei que há anos esperam aprovação do Congresso para saírem do papel. Os postos para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário podem gerar um impacto de R$ 163,4 milhões na folha pagamento do próximo ano, caso autorizados por deputados e senadores.

O número inclui parte das 49 mil vagas previstas pelo governo federal somente para o Poder Executivo em 2013. O Planejamento autorizou 24,8 mil contratações desse total até julho, conforme balanço publicado no site do ministério, deixando de lado a criação de vagas definidas pelo próprio governo como necessárias para reduzir cargos terceirizados e substituir aposentados. O argumento do ministério, conforme esclacercimento ao iG, é de que o número de contratações não precisa ser igual ao autorizado, sendo a ocupação dos postos de trabalho preenchidos de acordo com a demanda de cada órgão da administração federal.

Somente em áreas técnicas do Executivo, subordinadas aos ministérios e ao Palácio do Planalto, a espera pelo aval do Congresso envolve a criação de 12.958 vagas. O orçamento estimado para a ocupação desses cargos em órgãos civis e Forças Armadas soma R$ 69,8 milhões sobre a folha de pagamento para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário