Com o slogan “Não Desvie o Olhar”, a
campanha nacional contra a exploração sexual infanto-juvenil foi lançada
no Palácio do Rio Branco, ontem quinta-feira (5), em Salvador.
Realizada pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria
(SESI/CN) e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a campanha envolve
12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e também será veiculada em
outros 19 países da África e Europa.
De acordo com a prefeitura de Salvador,
um observatório contra exploração sexual de crianças e adolescentes será
implantado na capital aproveitando a experiência do Carnaval com o
enfrentamento à discriminação racial e violência contra mulheres. A
previsão é de que a partir de fevereiro a campanha comece a circular em
táxis, hotéis, restaurantes, bares, aeronaves, aeroportos, estradas,
pontos de ônibus, agências de viagens, estádios e redes sociais.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas
para a Infância (Unicef), a cada ano são traficadas 1,2 milhão de
crianças e adolescentes para a exploração sexual e o trabalho infantil.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo,
há uma estimativa de que existam 115 milhões de crianças, entre 5 e 17
anos, envolvidas nas piores formas de trabalho infantil, sendo 43% em
situação de exploração sexual.
Além das 12 cidades-sede da Copa do
Mundo, a ação também será veiculada no exterior. Promovida pela rede
ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking – Fim da
Prostituição e do Tráfico Infantil), a campanha irá circular na França,
Áustria, Holanda, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Gâmbia, Bulgária, Bélgica,
Ucrânia, Espanha, Madagascar, Romênia, República Tcheca, Quênia, África
do Sul, Reino Unido, Senegal e Estônia.
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