sexta-feira, setembro 18, 2015

Governo quer parceria com lojistas para usar câmeras de segurança do comércio.

A secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Kalina Leite, e seus auxiliares se reuniram na noite desta quinta-feira (17) com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL/Natal) para discutir medidas visando a melhoria da segurança com foco nas áreas comerciais. Durante o encontro, a secretária da Sesed abordou os desafios da gestão, diante das dificuldades econômicas vivenciadas no estado e no país, e citou ações de combate a criminalidade que estão sendo colocadas em prática pelo Governo do Estado como o projeto das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) e o Ronda Cidadã.

Durante a reunião, também foram abordados temas como o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e da Coordenadoria de Informações Estatística e Análise Criminal da Sesed, bem como as ações de saturação contra o crime desenvolvida pela Polícia Militar e de investigação da Polícia Civil.

Também foi colocada em pauta a possibilidade de parcerias entre a Sesed e os lojistas da capital visando a inclusão dos sistemas de videomonitoramento, já existentes no comércio local, ao do Ciosp.

“O investimento em tecnologia otimiza os recursos existentes para o combate ao crime pois garantem uma maior fiscalização em pontos considerados estratégicos pelas Polícias. Assim como já fazemos com as agências bancárias e estamos iniciando no setor turístico, a Sesed também está aberta a fazer o mesmo no seguimento comercial. Para viabilizar isso, a Sesed possui técnicos que podem agilizar essa integração, com qualidade e com as especificações corretas dos materiais”, disse a secretária Kalina Leite.

A secretária da Sesed também anunciou que tramita no âmbito do Governo do Estado um processo para aquisição de 67 câmeras e 12 portais de segurança. Segundo ela, o termo de referência deste processo já foi aprovado pelo Banco Mundial e, no próximo dia 24, entrará na fase de licitação. O recurso, no valor de R$ 4,5 milhões, inclusive, já se encontra assegurado pelo Programa RN Sustentável.

“O projeto da Sesed prevê o crescimento da rede de monitoramento do Ciosp com a implantação de câmeras em áreas de grande fluxo de pessoas e com históricos de delitos. As áreas beneficiadas por esse projeto passam por locais como a Prudente de Morais, Airton Sena, Br 101, Br 160, Cidade Alta, Alecrim, entre outros”, disse Kalina Leite.

Na reunião também ficou acertado a execução de operações específicas nos períodos de maior venda no comércio local, além de uma visita técnica dos lojistas a sede do Ciosp para apresentação das ferramentas tecnológicas existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário