A maioria dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental – a idade em
que termina o ciclo de alfabetização nas escolas – só consegue localizar
informações "explícitas" em textos curtos. Mas uma em cada cinco
crianças (22,21%) tem déficit ainda maior: elas só desenvolveram a
capacidade de ler palavras isoladas, segundo dados da Avaliação Nacional
de Alfabetização (ANA) de 2014, divulgados pelo Ministério da Educação
(MEC) nesta quinta-feira (17).
De acordo com o resultado da avaliação, 56,17% dos alunos só conseguem,
no máximo, localizar uma informação explícita em textos mais compridos
se ela estiver na primeira linha.
A avaliação do MEC mede o conhecimento destes estudantes em diferentes
níveis de três áreas: leitura, escrita e matemática. A divulgação dos
resultados é feita de acordo com o número de crianças em cada um desses
níveis.
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro,
afirmou que o MEC trabalha com níves de aprendizado adequado ou
inadequado de maneira distinta em cada uma das três escalas. Segundo
ele, na escala de leitura, é considerado inadequado apenas o nível 1,
onde estão 22,21% das crianças. Em escrita, do nível 1 ao 3 os
estudantes demonstram que não aprenderam o esperado. É o caso de 34,46%
das crianças. Já em matemática, são considerados níveis insuficientes de
aprendizado o 1 e o 2, onde estão 57,07% dos alunos avaliados na ANA.
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