sábado, outubro 31, 2015

Emparn prevê clima parcialmente nublado no RN durante feriadão.

Para este início de feriadão no Rio Grande do Norte a Emparn prevê condição de céu parcialmente nublado e claro. Estão previstas pancadas fracas de chuvas que poderão ocorrer ao longo do litoral, devido a influência do vento e da umidade.

Para os próximos três dias em Natal está prevista uma temperatura máxima de 29ºC e mínima de 24ºC.  O município de Caicó deverá registrar a temperatura mais elevada neste sábado (31), em torno de de 35ºC.
 
A cidade de Martins deverá registar a temperatura mínima de 21ºC neste domingo (1),

Segundo a Emparn, chuvas da pré-estação chuvosa (chuva do cajueiro), atuam na região sistemas meteorológicos transientes (frentes frias e vórtices ciclônicos de ar superior). Esses sistemas meteorológicos são de baixa previsibilidade climática, por isso somente podem ser previstos a curto prazo, com no máximo 5 dias de antecedência. Além disso, esses sistemas apresentam características como a posição e concentração de umidade, responsáveis pela distribuição e intensidade das chuvas.   Assim, para os meses de novembro e dezembro de 2015, além de janeiro de 2016, não é possível determinar uma previsão climática com bom acerto.

É recomendado nesse período o acompanhamento das previsões semanais.  As previsões mais otimistas indicam que esse evento, segundo os meteorologistas, “é considerado um dos mais intensos da história do monitoramento do fenômeno, comparado ao evento 1997/1998”.

Naquele período, o período chuvoso na região semiárida do Nordeste apresentou índices pluviométricos bastante baixos e isso deve se repetir pelo menos até o início da estação do outono de 2016, o que poderia comprometer o início da estação chuvosa prevista para iniciar entre meados de fevereiro e início de março do próximo ano.
O fenômeno El Niño por duas vezes apresentou valores máximos: a primeira em meados de agosto/15 e a segunda agora no início de outubro/15.   O que se observa nesse momento, lembra a meteorologia “ é que o Centro de Alta Pressão do Pacífico Sul, tem se intensificado nessas últimas semanas e influenciado no aumento do vento alísio de sudeste promovendo um maior movimento das águas superficial de leste par oeste e diminuindo a intensidade do Fenômeno El Niño. Assim, somente o monitoramento durante as próximas semanas é que indicará o comportamento das águas superficiais do Pacífico com aumento ou diminuição no aquecimento das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário