sábado, outubro 31, 2015

RN tem uma biblioteca pública para cada 23 mil habitantes.

O Rio Grande do Norte tem uma biblioteca pública para cada 23 mil habitantes. Os dados são do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Fundação José Augusto. Para se ter uma ideia da proporção, é como se a cidade de Goianinha tivesse apenas uma biblioteca para atender a população inteira do município.

Ao todo são 150 espaços de leitura distribuídos entre os municípios do estado. De acordo com Rejane de Souza, responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas, o que torna a situação ainda mais grave é a falta de estrutura e a precariedade de muitas dessas bibliotecas, o que já resultou no fechamento de várias delas.

Segundo ela, a maioria desses espaços não possui estrutura adequada para guardar o acervo, nem mesmo profissionais capacitados para trabalhar no setor. “Muitas não tem sequer telefone o que prejudica a comunicação até mesmo para o envio de novos materiais”, comentou.
Rejane de Souza observa ainda que os municípios estão negligentes no que diz respeito a busca por investimentos para esses espaços. Ela alerta que a maioria dos municípios do RN não estão inscritos no Sistema Nacional de Cultura, ligado ao Ministério da Cultura.

O sistema permite aos gestores das cidades inscrever projetos em editais de estruturação e ampliação das bibliotecas. “Recentemente o Ministério da Cultura lançou um novo edital, se a maioria dos municípios do RN estivessem inscritos poderiam garantir recursos para melhorar as bibliotecas do estado”, observou ela.

Com relação ao acervo, ela defende que a qualidade é boa, mas que o problema mesmo está na falta de qualificações dos profissionais. “No final do ano passaremos por uma capacitação. O objetivo é dar melhores diretrizes aos gestores e bibliotecários do estado para a implantação de bibliotecas comunitárias. Isso será muito importante para nortearmos melhor esse trabalho”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário