A pré-campanha este ano está sendo feita com menos dados disponíveis
sobre a intenção de voto do eleitor. Os registros de pesquisas públicas
relacionadas à eleição presidencial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
tiveram queda de 37% em relação a 2014. De 1º de janeiro a 26 de junho
de 2018 foram registradas 88 pesquisas em âmbito nacional sobre a
eleição presidencial. Há quatro anos eram 139 neste mesmo período.
O número não inclui pesquisas realizadas apenas para uso interno,
embora alguns dos levantamentos registrados no TSE tenham sido feitos a
pedido de partidos políticos. Conforme relatos colhidos pelo jornal O
Estado de S. Paulo, o número de pesquisas eleitorais este ano será menor
por dois motivos: a mudança no financiamento eleitoral – que agora
proíbe contribuição de empresas – e o momento econômico do País.
A diminuição significa uma dificuldade maior para as coordenações de
campanhas capturarem tendências entre os eleitores e planejarem suas
estratégias. Legendas pequenas, com pouca participação no fundo
eleitoral, têm buscado se referenciar pelas pesquisas públicas, como as
realizadas por Datafolha e Ibope, e por monitoramento de redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário