Apesar de muito conectados, os brasileiros na faixa de 18 a 32 anos
ainda não confiam plenamente na internet para negócios e gestão
financeira. Esse é um dos resultados da pesquisa Jovens Transformadores,
do Centro de Inteligência Padrão (CIP).
A partir das entrevistas realizadas em todo o país com 1,2 mil
jovens, o estudo mostrou que menos da metade dessa população acessa o
banco pela internet (47%). Cerca de um terço (35%) não usa o celular
para nenhum tipo de transação financeiras e 39% não se sentem
confortáveis em disponibilizar dados para fazer compras pela rede.
Outros hábitos ainda permanecem mais analógicos do que digitais. A
maioria desses jovens (65%) prefere livros impressos aos virtuais e 56%
disseram ser influenciados por consumidores reais para fazer suas
compras – apenas 8% levam em consideração os influenciadores digitais.
Segundo o diretor executivo do CIP, Jacques Meir, esse comportamento
vem do fato de que a internet ainda é vista mais como uma forma de mídia
do que um ambiente virtual amplo. “A cultura brasileira ainda na
relação com a internet é derivada da experiência com a televisão, uma
cultura de mídia”, ressalta.
Assim, os jovens, mesmo utilizando de forma intensa a rede, ainda
resistem a outras possibilidades. “Eles veem como uma ferramenta de
comunicação e entretenimento. Exatamente por isso que eles têm
desconfiança a uma imersão digital mais profunda”, acrescenta.

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