Passar mais tempo na escola e participar de atividades como teatro,
dança e reforço escolar aumenta a chance de estudantes do ensino médio
serem aprovados no vestibular. Além disso, eles terão, em média, um
salário maior do que os demais ao ingressar no mercado de trabalho.
O resultado faze parte da pesquisa inédita Mais integral, mais
oportunidades: um estudo sobre a trajetória dos egressos da rede
estadual de Pernambuco, feita pelo Laboratório de Pesquisa e Avaliação
em Aprendizagem da Fundação Getúlio Vargas (Learn/FGV) e pelo Instituto
Sonho Grande, em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco.
De acordo com o levantamento, alunos formados em escolas de tempo
integral têm 63% de chance de entrar no ensino superior, enquanto os de
escolas de tempo parcial têm 46%. A diferença é de 17 pontos
percentuais.
A pesquisa mostra que ter cursado o ensino médio em escolas de tempo
integral confere aos estudantes no ensino médio R$ 265 a mais de
rendimento, o que corresponde a 18% do salário mensal médio. Enquanto os
jovens que cursaram o ensino médio em escolas de tempo parcial ganham,
em média, R$ 1.452,22, os egressos de escolas em tempo integral recebem
R$ 1.717,66.
Os dados foram coletados em entrevistas com 2.814 estudantes formados
no ensino médio entre 2009 e 2014 e que frequentaram tanto escolas
integrais quanto escolas parciais da rede estadual de Pernambuco,
considerada referência na implantação do ensino em tempo integral.
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