quinta-feira, junho 25, 2020

OMS declara fim do surto do ebola na República Democrática do Congo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na manhã desta quinta-feira (25) o fim do surto do ebola na República Democrática do Congo.

"Hoje é um momento de alegria. Estou feliz por comemorar o fim do surto de ebola na República Democrática do Congo. Como vocês sabem, visitei a RDC muitas e muitas vezes durante esse surto e gostaria de estar hoje com vocês e com as equipes de resposta durante este momento importante", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A OMS havia declarado emergência internacional devido à doença no país em 17 de julho de 2019. No início do mês, um novo surto passou a ocorrer no oeste do país, na província de Équateur, onde foram identificados dois pontos de transmissão do ebola; os primeiros casos foram detectados na cidade de Mbandaka, perto da fronteira com a República do Congo.

Segundo a organização, 12 casos da doença já haviam sido confirmados; oito das vítimas, incluindo dois profissionais de saúde, morreram.

Desde 2018, o governo local tem tentado diminuir o número de contaminados e mortos pelo ebola. De acordo com a revista científica "The Lancet", de 1º de agosto de 2018 até 28 de maio de 2020, havia 3.406 casos confirmados com 2.243 mortes pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário