quinta-feira, agosto 05, 2021

PoderData: governo Bolsonaro é reprovado por 58% e aprovado por 34%.

A avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro variou 4 pontos percentuais para baixo e chegou a 58%. A oscilação foi no limite da margem de erro, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, na comparação com o último levantamento, quando 62% diziam desaprovar a gestão federal.

A aprovação teve movimento mais tímido, saindo de 32% para 34% nesta rodada. Os números foram aferidos em pesquisa PoderData realizada de 2 a 4 de agosto de 2021 com 2.500 pessoas nas 27 unidades da Federação.

O leve refresco na popularidade foi detectado logo depois do recesso na CPI da Covid no Senado, que produz forte conteúdo noticioso negativo para o governo federal. Os trabalhos ficaram suspensos, pelo menos de forma presencial, de 19 de julho a 2 de agosto.

O PoderData faz duas perguntas aos entrevistados: uma sobre a avaliação do governo e outra sobre o trabalho pessoal de Bolsonaro. Nessa última, são dadas 4 opções: ótimo/bom, regular, ruim/péssimo ou não sabe.

Os resultados mostram que 55% acham o desempenho do presidente ruim ou péssimo; outros 29% dizem que Bolsonaro é ótimo ou bom, enquanto 11% o acham regular. As taxas também mantiveram-se estáveis desde a última rodada –com variações na margem de erro. O movimento, no entanto, foi positivo para o Planalto.

Esta pesquisa foi realizada no período de 2 a 4 de agosto de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 491 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário