segunda-feira, setembro 23, 2013

Lavar carnes cruas, antes de cozinhar, pode fazer mal à saúde.

É praticamente uma tradição: frango tem que tomar banho antes de ir para panela

“Com bastante água”, diz uma jovem.  “Lavo todinho antes, com água e vinagre. Depois é que eu faço”, revela Odete Miranda Silva, dona de casa.

Dona Célia concorda: “Lavo ele com água, espremo limão, enxáguo. Pra tirar o cheiro. A gosminha também, porque fica uma coisa escorreguenta”.

O hábito de lavar carnes cruas, como a do frango e a do peixe, pode trazer riscos à saúde. É que, durante a lavagem, as bactérias que geralmente vêm nesses alimentos, em vez de irem para o ralo, podem se espalhar ao redor da pia.

“A bactéria que está no frango, você vai cozinhar, você vai matar. E na pia, não. Ela vai espirrar. Ela pode espirrar no prato que você vai pôr a sua comida, ou espirrar numa salada ou. E isso vai acabar contaminando. Esse que é o problema”, afirma Maria Teresa, microbiologista.

O assunto é sério. Tanto que fez duas universidades dos Estados Unidos lançarem a campanha “não lave seu frango”. Uma pesquisa mostrou que 90% das donas de casa e cozinheiros americanos costumam lavar o frango antes de cozinhá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário