segunda-feira, setembro 23, 2013

Exames de Lula estão normais, informam médicos do Sírio-Libanês.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por exames na manhã deste sábado (10) no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo. O médico Roberto Kalil Filho, que integra a equipe que cuida da saúde de Lula, disse em entrevista coletiva que os resultados foram "normais" para câncer. "O presidente Lula se encontra em excelente estado geral [de saúde]", informou. Segundo ele, os exames foram de rotina e as próximas avaliações devem ocorrer apenas em 2014.

"A equipe médica não constatou nenhuma volta de doença", completou. Segundo Kalil Filho, a entrevista foi convocada a pedido do ex-presidente, para afastar boatos sobre o retorno do câncer. Os últimos exames haviam sido feitos em abril deste ano e não houve mudanças no quadro desde então, segundo os médicos.

Três exames foram realizados neste sábado, todos totalmente normais. Lula passou por exames clínicos laboratoriais, além das avaliações específicas: PET-CT, ressonância nuclear magnética e laringoscopia. "Em nenhum momento se adiantou a avaliação por boatos, mas acho que agora eles já estão enterrados", disse o médico.

Lula passará por exames de avaliação até o início de 2017, quando o término do tratamento completa cinco anos. Ainda assim, a expectativa é que a chance de retorno da doença é muito pequena, de acordo com a equipe médica. "Nós achamos que esse tumor não vai voltar. Nossa perspectiva é extremamente positiva", diz o médico Paulo Hoff.

Atualmente, o presidente não toma qualquer medicação para o câncer, apenas remédios para hipertensão leve e controle de colesterol. A voz de Lula não sofreu prejuízos devido ao tratamento. "O presidente Lula esta com a saúde perfeita", finalizou Kalil Filho. "Ele me disse: 'Kalil, estou extremamente aliviado'", relatou o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário