sábado, julho 18, 2015

Procon Natal libera venda de polpas de fruta Sterbom e Nordeste Fruit.

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) liberou a comercialização das polpas de fruta das marcas Ster Bom e Nordeste Fruit. Nesta quinta-feira (15), a chefia do departamento de fiscalização do órgão retornou aos supermercados fiscalizados nos dias 6, 7 e 8 de julho para oficializar a liberação.

A comercialização das polpas de fruta da Sterbom, sabores goiaba e caju, e da Nordeste Fruit, sabores maracujá e uva, havia sido proibida pelo Procon no início deste mês, seguindo recomendação da Promotoria de Defesa do Consumidor. 

De acordo com a requisição da promotoria, testes periciais realizados pelo Ministério da Agricultura verificaram que os produtos descumpriam os padrões de identidade e qualidade (PIQS), apresentando índices de Sólidos Solúveis, Sólidos Totais e Ácido Ascórbico abaixo dos limites mínimos estabelecidos pela legislação.

No entanto, as inadequações técnicas das polpas teriam sido constatadas pelo Ministério da Agricultura em 2013, e somente em 18 de junho deste ano o Procon Natal teria tomado conhecimento ao receber a requisição de fiscalização.

Segundo o órgão federal, em 2013 as duas empresas foram autuadas e multadas pelas irregularidades constatadas à época, no entanto os produtos não oferecem riscos à saúde nem à segurança dos consumidores. Via g1/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário