quinta-feira, março 31, 2016

Infectologista descarta epidemia de H1N1 no RN e desmistifica doença.

Apesar do registro de uma morte por H1N1 no Rio Grande do Norte em 2016, o presidente da Sociedade de Infectologia do Rio Grande do Norte, André Pudente tranquiliza quanto à presença da doença no estado e afirma que o RN não vive uma epidemia da doença.

De acordo com o especialista o H1N1 é apenas uma variação do vírus da gripe e como toda gripe, pode causar morte.

André Prudente avalia que existe um mito de que o vírus influenza A ou H1N1 como ficou mais conhecido é responsável por um tipo de gripe mais agressiva. “Não existe essa de gripe comum e gripe A. É tudo a mesma coisa, com sintomas e tratamento igual”, desmistifica.

O infectologista explica que a grande preocupação quanto à doença é advinda de 2009, ano em que essa nova variação do vírus começou a circular. Na oportunidade, as pessoas não estavam imunizadas contra ela, justamente por se tratar de uma nova cepa ou mutação do vírus da gripe.

“Como nunca tínhamos sido expostos a esse vírus, a probabilidade de muitas pessoas serem infectadas era muito grande, e foi justamente o que aconteceu. Vivemos à época uma grande epidemia, inclusive com registro de mortes”, explicou ele.

Para se prevenir, além da vacinação, o médico recomenda cuidados simples como manter as mãos sempre limpas, evitar levá-las à boca sempre que for espirrar e evitar lugares com aglomeração. “São cuidados simples, mas que fazem a diferença”, alertou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário