O Dia das Mães é uma das datas
comemorativas mais importantes para o comércio brasileiro, mas neste ano
o impulso para as vendas pode não ser tão grande. Segundo levantamento
realizado pela plataforma AondeConvem, 85% dos entrevistados pretendem
gastar menos em relação ao ano passado.
A maioria dos entrevistados (61%) pretende gastar até R$ 100,00.
Cerca de 23% quer dedicar entre R$ 100 e R$ 200 e apenas 6% está
pensando em despender de R$ 200 a R$ 300. O restante gastará valores
superiores a esta média. Este ano, o foco maior será em roupas (43%),
seguido por cosméticos (16%), utensílios para casa (15%), eletrônicos
(10%), flores (6%) e passeios (5%).
Escolher o melhor presente para a mãe é tarefa complexa: 35% dos
participantes afirmaram levar em conta a personalidade da homenageada na
hora da compra; enquanto 24% buscam entender suas atuais necessidades;
12% analisam promoções; 11% levam em conta o orçamento disponível para o
mês; e 10% analisam produtos de bom custo-benefício.
A pesquisa do AondeConvem foi respondida por mais de 10 mil usuários da plataforma durante a última semana.
Esta semana, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC) já tinha divulgado a projeção de que o Dia das Mães deve
promover R$ 9,2 bilhões em vendas este ano, o que representa um
crescimento de 3,8% em volume na comparação com o ano anterior, já
descontada a inflação.
Já a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) prevê estabilidade nas
vendas, com possibilidade de ligeira variação positiva ou negativa.
“Queda ou alta na casa dos dois dígitos é pouquíssimo provável”, afirmou
o presidente da entidade, Alencar Burti.
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