Se o país continuar no atual ritmo de melhorias no nível de
aprendizado dos alunos, serão necessários 76 anos para que todos os
estudantes sejam considerados proficientes em leitura ao final do 3º ano
do Ensino Fundamental. O cálculo é do movimento Todos Pela Educação,
feito com base nos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização
(ANA) de 2016, divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC).
Os
dados da ANA mostram que o índice de alunos com nível insuficiente de
leitura em 2016 correspondia a 54,73%. Em 2014, o número estava em
56,17%, o que pode ser considerado uma estagnação na melhoria das taxas.
Pela classificação, alunos nos níveis insuficientes não conseguem
realizar tarefas como identificar informações explícitas localizadas no
meio ou no fim de um texto, escrever corretamente palavras com
diferentes estruturas silábicas ou fazer contas de subtração com números
maiores ou iguais a 100.
“Isso significa que as crianças vão
para o 4º ano do Ensino Fundamental sem conseguirem, por exemplo,
identificar relação simples de causa e consequência em textos pequenos, o
que é uma habilidade absolutamente fundamental para a sequencia escolar
e para a construção de uma cidadania plena”, diz o coordenador de
projetos do Todos pela Educação, Caio Callegari.
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