quinta-feira, outubro 11, 2018

Intolerância política entre eleitores faz vítimas no RN.

As eleições têm registrado diversos casos de intolerância pelo Brasil. O Rio grande do Norte também foi atingido por esta onda de violência. O novo capítulo ocorreu após o pleito do primeiro turno, no último domingo (7), no ‘Old Five Beach Restaurante’, que é um dos bares mais badalados de Ponta Negra, na zona sul de Natal.

O estabelecimento realizava um show beneficente para o Dia da Criança, no qual os 15 artistas tocaram gratuitamente e a taxa de couvert artístico era convertida para a compra de brinquedos ou dispensada, caso o cliente levasse um para doação. Os itens arrecadados seriam doados as crianças carentes da Vila de Ponta Negra.

Mas, o domingo que deveria ser de alegria e caridade foi manchado por cenas de intolerância, preconceito e violência contra artistas que se apresentavam no local.

Segundo o artista, os shows começaram, pontualmente, às 14h e iriam até às 21h. Era por volta das 18h, quando um grupo de mulheres chegou ao estabelecimento para comemorar a despedida de solteira de uma delas. Tudo corria bem até a chegada do ‘noivo’ e de cinco amigos por volta das 21h30min. Estava no palco uma cantora de pop-rock, e ali começou o ‘show de horrores’ dos rapazes, trajados com camisas com desenhos de caveiras e com os dizeres “Bolsonaro 2018”, tinham nas costas o número do candidato (17), sendo que o algorismo ‘1’ era representado por um rifle.

“Eles passaram a dar tapas nas mesas, subitamente, assustando tanto o público, e também ela, que estava se apresentando. Após o show, ela deu uma mensagem sobre amor, respeito e pregou a campanha ‘Ele Não’. Ela foi vaiada pelos homens que ficaram zombando dela e gritando ‘Bolsonaro'”, denunciou o cantor.

Após o show da cantora, o grupo de homens passou a subir no palco e ‘brincar’ com as moças da mesa que diziam “Lula Livre” em alusão à campanha para a libertação do ex-presidente da República. Eles simulavam ‘tiros’, gesticulados com as mãos assim como o presidenciável do PSL costuma fazer. “Era uma cena horrível e desrespeitosa, eles invadiram o palco com os pés cheios de areia  e ficavam com estas brincadeiras de atirar nas moças da mesa. Elas fingiam que estavam morrendo e todos ao redor reprovando a atitude. Subi ao palco e fiz o meu show enquanto eles seguiam aos gritos e tapas nas mesas”, relatou o artista.

Após o show, os ânimos pareciam ter se acalmado quando o cantor, que trajava uma saia, foi até o bar para pegar uma cerveja e sair do local. Ele foi abordado por uma senhora de aproximadamente 60 anos que repudiou os trajes que o artista usava. “Ela me perguntava se eu era homem, e quando eu respondia que sim ela me ofendia e ficava dizendo que não era homem porque usava uma saia, que era ‘coisa de mulher’. Eu não respondi mais e decidi ir embora, pois estava só e desprotegido contra um grupo extremamente agressivo. Fomos embora, pois temíamos por nossa integridade física. Eles permaneceram lá com as mesmas atitudes e gritando ‘Bolsonaro presidente’. Foi lamentável”, desabafou.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais após a mãe do cantor repassar um áudio de WhatsApp no qual contava o caso às amigas. O que gerou uma nota repúdio por parte do Old Five.

A mensagem foi postada nos perfis do estabelecimento nas redes sociais. “Nós da Old Five, temos como dedicação diária receber bem todos os nossos clientes e esperamos que tenham sempre momentos agradáveis. É nosso incansável esforço, proporcionar essa positiva ‘Experiência Old Five’. Reforçando nosso zelo pela integridade e bem estar dos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros em geral, gostaríamos de esclarecer nossa posição CONTRÁRIA a qualquer ato de intolerância e/ou preconceito quanto a gênero, raça, credo ou qualquer outra manifestação de individualidade”.

A postagem dividiu os seguidores que culpavam os artistas e ao mesmo tempo tinha o contraponto de outros seguidores contrários. O cantor inclusive apontou e reprovou os ataques. “Isso deixou de ser uma questão de política. Se tornou uma questão de respeito. Precisamos respeitar as opiniões e deixar o preconceito de lado. Quando você olha as mensagens é mais ódio sendo despejado lá. Isso precisa acabar”, desabafou. Via PnoAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário