A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou no início do mês a
campanha Dezembro Laranja. O objetivo é estimular a população para a
prevenção e o diagnóstico do câncer de pele, o mais comum no Brasil. Em
2018, o tema da campanha é “Se exponha, mas não se queime”. As ações da
campanha incluem iluminação de monumentos, iniciativas de
conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar,
entre outras.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os
tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele. Para o biênio
2018 a 2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer de
pele não melanoma – uma redução de 10 mil casos em relação ao biênio
anterior. A expectativa é que a doença acometa mais homens (85.170 mil)
do que mulheres (80.410 mil).
Segundo a SBD, de dezembro deste ano a março de 2019, durante todo o
verão, serão promovidas ações e atividades de informação na internet,
ruas, praias e parques. As recomendações básicas incluem a adoção de
medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência
solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol
com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais
de sombra e manter hidratação corporal. É necessário ainda usar protetor
solar com fator 30 (no mínimo) diariamente, reaplicando a cada duas a
três horas ou depois de longos períodos na água.
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