Depois de amargar três anos consecutivos de resultados no vermelho, as
vendas a prazo no varejo voltaram a crescer pelo segundo ano seguido.
Dados apurados pelo Indicador de Atividade do Varejo da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que as consultas de CPFs para
vendas parceladas cresceram 2,15% no acumulado em 12 meses até junho deste
ano. O número comprova a trajetória de recuperação do comércio, porém a
um ritmo menor, uma vez que em junho de 2018, as vendas haviam crescido
3,13%.
No auge da recessão, entre os anos de 2015 e 2017,
as vendas a prazo no varejo registraram quedas de -2,06%, -5,16% e
-4,34%, respectivamente. O Indicador de Atividade do Comércio é
construído a partir das consultas de CPFs e é um termômetro da intenção
de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos de
supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e
eletrodomésticos.
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