sábado, julho 20, 2019

Trump diz que ajuda a resolver questão entre a Coreia do Sul e o Japão.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem (19) que está disposto, se necessário, a ajudar a resolver as crescentes tensões entre a Coreia do Sul e o Japão.
 
Falando à imprensa da Casa Branca no Salão Oval para marcar o 50º aniversário da missão lunar Apollo 11, Trump disse que o presidente sul-coreano Moon Jae-in perguntou-lhe se poderia mediar a questão.
 
"É como um trabalho de tempo integral envolver-se entre o Japão e a Coréia do Sul", disse Trump. Acrescentou que dará sua contribuição se os dois países precisarem dele. O presidente não deu mais detalhes sobre o tipo de pedido feito por Moon e afirmou que prefere que Seul e Tóquio resolvam a disputa comercial por conta própria.
 
As observações de Trump sobre o confronto entre Coreia do Sul e Japão são seus primeiros comentários sobre o assunto e podem sinalizar uma medida de Washington para tentar intermediar um entendimento e evitar que o nível de desentendimento ultrapasse a área de semicondutores e se transmita ao domínio da segurança.

Em um comunicado enviado aos repórteres, o porta-voz da presidência, Ko Min-jung, disse que Moon pediu a Trump durante um encontro no mês passado que preste atenção a uma possível disputa comercial entre Seul e Tóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário