Usuários da rede social Instagram no Brasil perceberam hoje (17) uma
importante mudança. Entre os recursos da plataforma o número de
“curtidas”, também conhecidas como “likes” que uma
publicação recebe, não fica mais visível para todos os usuários. O tema
foi um dos mais discutidos do dia em outra rede social, o Twitter, e
esteve entre os mais buscados no Google.
A mudança no Brasil está entre os testes anunciados em abril deste
ano durante um evento de desenvolvedores do Facebook, empresa
controladora do Instagram.
A experiência faz parte de uma série de medidas que o Instagram vem
anunciando nos últimos meses para combater práticas nocivas na rede,
como o discurso de ódio ou o bullying na web. Tais ações são uma
resposta a críticas recebidas pela plataforma de que sua arquitetura e
lógica de funcionamento favoreceriam um ambiente prejudicial ao bem
estar de seus integrantes.
Um estudo da Sociedade Real para a Saúde Pública,
realizado em 2017, apontou o Instagram como a pior rede social pra o
bem estar e a saúde mental de adolescentes. Segundo o estudo, o
Instagram tem impactos importantes em adolescentes, provocando
ansiedade, depressão e solidão, além de outros efeitos como na
autoimagem dos jovens a partir da lógica das fotos.
Felipe Neto, empresário com canais populares em redes sociais, esteve
entre os que vocalizaram essa análise. Ele afirmou que a medida pode
mudar a forma como a Internet funciona. “O Instagram virou uma rede
social tão de fomento à vaidade, ao ego que se transformou em um vírus. É
um lugar muito mais negativo do que positivo. Tirar os likes vai ser interessante. Vai ser interessante tirar as disputas”, comentou em um vídeo postado em seus canais.
Além dos testes retirando a visibilidade pública das curtidas, a
empresa anunciou algumas outras ações voltadas a coibir essas práticas.
Neste mês, em uma nota o diretor Adam Mosseri informou a implantação de
uma ferramenta que usa Inteligência Artificial para questionar o usuário
sobre seu conteúdo antes de postá-lo, se o sistema considerar que este
pode ser ofensivo.
“Testes preliminares desse recursos mostraram que ele encoraja
algumas pessoas a rever os comentários e compartilhar algo que gere
menor dano, uma vez que elas tiveram a chance de refletir”, disse
Mosseri no comunicado, divulgado no dia 8 de julho.
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